domingo, 28 de agosto de 2011
3D SONY 60
Este é, pelo menos por enquanto, o maior TV da Sony comercializado no Brasil. Seu design é o mesmo de toda a linha 3D da marca: uma única peça de vidro reveste todo o painel frontal, ficando em destaque o logotipo Sony retro-iluminado por um led branco. Na parte inferior da moldura, acabamento em alumínio cromado e escovado complementam a aparência elegante do TV XBR de 60”.
O fabricante optou pela colocação do transmissor e do sensor de infravermelho (I.R.) na moldura inferior esquerda. Isso significa que a área deve ficar livre para que os óculos e o controle remoto possam funcionar sem corretamente. Ao olhar na lateral vimos as teclas usuais, incluindo um interruptor liga-desliga, que corta totalmente o consumo do aparelho. A profundidade do gabinete (6,4cm) é maior do que modelos LED-LCD concorrentes.
CONECTIVIDADE
Mais importante do que a espessura é a oferta de conexões na lateral: HDMI (duas), USB, RGB e até componente. Já na traseira, um nicho - que poderia ser maior para abrigar os cabos - traz mais duas HDMI, sendo uma do tipo ARC – para retorno de áudio digital, além de digital óptica, analógicas e ethernet. Essa última será útil quando for ligada a um ponto de banda larga, pois garantirá o acesso a internet e rede doméstica.
A boa notícia é que este TV já possui conectividade WiFi integrada, com configuração automática. Bastou digitar pelo controle remoto a senha do nosso roteador e começar a acompanhar todo o conteúdo disponível através dos aplicativos (widgets) instalados no aparelho.
RECURSOS
A tecnologia chamada pelo fabricante de Bravia Internet Video nos permitiu ver fotos no Picasa e vídeos no YouTube, IG e em vários sites estrangeiros parceiros da Sony, porém, de pouco interesse para nossa equipe. Os widgets do Twitter, Flickr, Yahoo! News, sites de previsão de tempo e outros surgem entre as opções no menu, mas por enquanto estão impossibilitados de funcionar. Seja via cabo ou wireless, é possível ainda reproduzir por streaming arquivos de música, foto e vídeo armazenados em um servidor ou computador com software DLNA.
Uma microcâmera de baixa definição acoplada a um sensor usa algorítmo e dados geométricos para detectar se é o rosto de uma criança assistindo às imagens a menos de um metro da tela. Chamada de Alerta de Distância, essa função ao ser habilitada faz o TV soar um alarme e exibir uma imagem escura com uma mensagem de aviso. Por meio dessa microcâmera, a tela é escurecida (o som continua) caso se detecte a presença de telespectador no ambiente. O TV é desligado automaticamente depois de um tempo a ser definido no menu (recurso Sensor de Presença). Esse sensor possibilita calcular até a posição do telespectador na sala, a fim canalizar o som que, aliás é muito bom para um TV, diretamente aos seus ouvidos – Controle de Posição.
Todas as linhas de televisores lançadas em 2010 pela Sony já apresentava o aplicativo de interatividade da TV digital, serviço ainda em fase de testes por algumas emissoras. Basta selecionar a opção Ginga no menu e manter a função Closed Caption ativada, para que informações adicionais sobre o conteúdo da programação, notícias e meteorologia possam ser exibidas na tela.
Para oferecer melhor nitidez nas imagens, o TV da Sony trabalha com taxa de atualização de 240Hz, que é superior à maioria dos LCDs (60Hz), porém, inferior aos LED-LCDs mais sofisticados, de 480Hz, além da maioria dos plasmas – 600Hz. Essa característica torna-se ainda mais importante durante a reprodução de imagens 3D. Todo o processo de renovação de tela deve ser feito a uma frequência maior, a fim de garantir melhor desempenho nos efeitos de tridimensionalidade. Aliado à taxa de atualização está o Motion flow para produzir quadros adicionais na imagem.
AJUSTES
Boas opções em ajustes de vídeo é o que não faltam no menu descritivo (semelhante ao do Playstation 3) do TV da Sony. Para cada tipo de conteúdo, estão disponíveis presets de imagem e som, como CINEMA, ESPORTE, GAME, GRAFICOS, AUTO – que detecta o tipo de material e aplica o modo mais viável – e GERAL, para quem prefere fazer pessoalmente seus ajustes. É possível definir até três configurações diferentes para cada fonte.
Enquanto o ADV CONTRAST ENHANCER, se ligado, mantém a imagem com um aspecto lavado, por conta do maior contraste dinâmico, o BLACK CORRECTOR reforça os níveis de preto, a ponto de parecer que o painel está desligado nas cenas escuras. Há também ajustes de gamma e backlight, que ajudam a garantir melhor brilho e contraste. Em relação às cores, o LIVE COLOR pode oferecer ao mesmo tempo tonalidades vivas e saturadas, o que pode ser corrigido através dos avançados controles de EQUILÍBRIO DE BRANCO em RGB. O MOTION FLOW (não disponível em 3D) ao ser ativado no modo PADRÃO passa a trabalhar com quadros interpolados, propiciando imagens limpas e com movimentos suaves.
CONTROLE REMOTO
O controle remoto gigante da Sony não é muito confortável de se manusear. E mesmo com a presença de um backlight azul, não garante a identificação das teclas no escuro durante os ajustes. Uma vez familiarizado com o acessório, não tivemos mais dificuldades em operá-lo.
· Qualidade de imagem
Poucos TVs à venda no mercado são capazes de causar um impacto visual tão realista quanto o XBR-60LX905. Ver belas imagens em HD, como as da novela Ti-ti-ti, com riqueza e variedade de tonalidades sendo preservadas faz com que pareçamos olhar para uma janela, ao invés de um display.
O nível de detalhamento foi outra característica que impressionou a todos, especialmente ao ativar o MOTION FLOW com conteúdos como games (FIFA 2010) e emissoras de TV paga. Ficamos surpresos após verificar interferências mínimas no contorno das imagens nos filmes Blu-ray gravados a 24 quadros por segundo, resultando num aspecto de imagem mais atraente, ainda que ligeiramente plastificado.
Tanto nas transições de cenas como nas tarjas escuras dos filmes wide, ficou fácil perceber o eficiente controle de luz proveniente dos leds Edge-lit nas extremidades do painel, algo difícil de conseguir numa tela de 60”. Nas imagens escuras do BD Os Mercenários, o TV apresentou boa nitidez e evidenciou complementos, sem que fosse necessário comprometer a reprodução com um cinza desvanecido. Embora ainda inferior ao nosso plasma de referência, o preto exibido pelo TV da Sony mostrou-se bem mais acentuado que à maioria dos LED-LCDs que já passaram por nossa sala de testes.
· Os óculos 3D
Os arrojados óculos que acompanham o TV 3D da Sony possuem bateria substituível com duração média de 200 horas. Apesar de ser fácil a troca, essa bateria poderia ser convenientemente do tipo recarregável por uma porta USB, como ocorre nos óculos ativos de outras marcas. A sincronização dos óculos junto ao sensor do TV é iniciada ao pressionar um pequeno botão liga/desliga na parte inferior da armação.
· Reprodução em 3D
O TV da Sony traz um pequeno menu só para imagens em 3D. É possível ajustar a profundidade e o brilho dos óculos, vez que sempre cai a luminosidade ao ligá-los. Após um curto período de falhas com ligeiras oscilações, a imagem se estabilizou e pudemos acompanhar uma boa simulação. A conversão do filme 2D Como Treinar o Seu Dragão para 3D foi convincente, porém, inferior a um sinal nativo em terceira dimensão. Dá para definir em até três níveis de simulação, sendo o MÉDIO o que mais agradou por causar menos fadiga ao final do filme.
Com o Blu-ray Tá Chovendo Hambúrguer, o TV da Sony apresentou uma sensação de imersão extraordinária, a uma distância de 3m5 da tela. Um exemplo típico ocorre na tempestade de alimentos que atinge a multidão, no capítulo 10, onde a fuga registrada em 3D tornou-se verdadeiramente mais divertida do que em 2D.
Em Monstros vs. Alienígenas, tivemos também a sensação de que estávamos descobrindo mais detalhes, especialmente nas cenas de perseguição pelas ruas de São Francisco. As divertidas criaturas e suas cores diferenciadas ganharam um efeito ainda mais interessante em 3D.
FICHA TÉCNICA
Modelo: TV Sony XBR-60LX905
Tela: 60”, Full-HD
Tecnologia: LED-LCD Edge-lit
Taxa de renovação da imagem: 240Hz
Entradas de vídeo: HDMI (4), RGB, componente, composto e RF (2)
Outros conectores: USB, digital óptica, LAN, RS 232, saída para fones de ouvido e conectividade WiFi
Dimensões: 144/90/6,4cm (sem a base) / 144/93/38cm (com a base)
Peso: 42kg / 49kg
Consumo: 228W
Imprimir
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário