terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Entenda as faixas pretas laterais na TV digital


Diariamente trabalhamos com instalação de TVs e equipamentos de av em geral.
Apoz instalarmos o aparelho, caso o clente solicite temos o provilegio de sanar algumas duvidas
referente ao uso de seus equipamentos e curiosidades referente a novas tecnologias .
Mas sem sombra de duvidas, as laterais pretas (pillar box) é a questão dominante nas instruçoes que passamos para nossos clientes.

Diante dessa duvida cruel que assombra os amantes da imagem HD veja essa materia genial postado originalmente pelo blog do globo .com

Para você entender o motivo da inserção da faixa lateral, vamos tentar mostrar como o sinal é captado.

Antes de instalar o sistema de transmissão digital, você recebia seu sinal analógico da TV Globo em uma TV no formato 4×3. Se tivesse uma TV 16×9 você recebia uma imagem esticada, caso a configuração do aparelho estivesse em tela cheia.

A maioria das câmeras da empresa continua a trabalhar no formato 4×3, captado por câmeras SD (Standard Definition). Com o advento da transmissão digital, a empresa precisará investir em câmeras HD.

Por exemplo, a novela das 20h é toda captada em HD, ou seja, todas as câmeras foram adquiridas para que pudéssemos transmitir o sinal HD (High Definition).

No Jornal Nacional a câmera é modelo antigo (SD). Então, neste caso, são inseridas as faixas laterais, para preencher a tela de 16×9, mas o sinal recebido no conversor é digital.

Outras programações da TV Globo são realizadas com câmera HD (O Terra de Minas, A grande família, os filmes da Tela Quente, os jogos transmitidos por SP, as corridas de Fórmula 1 e etc). Você deve ter percebido que durante os comerciais, a faixa preta também é inserida. As agências de publicidade também terão que investir em câmeras HD.

Você não precisa ficar preocupado, pois em um cenário de tecnologia nova, grandes investimentos precisam ser feitos pelas empresas de TV. O próximo passo, será atualizar o parque de câmeras da TV Globo.

Para o ano de 2011, devemos aumentar a grade de programação em HD. Vamos utilizar mais câmeras HD, e assim sucessivamente até termos toda a programação em alta definição, 16×9, sem a utilização das faixas laterais.

Por Marcos Álvares

veja o texto original

Nenhum comentário:

Postar um comentário